Estudo Mapeia Principais LesÔes Ortopédicas na Pråtica de Beach Tennis

Um estudo recente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM) revelou que quase metade dos praticantes de beach tennis no Brasil sofre com lesÔes ortopédicas. A pesquisa, realizada entre setembro de 2021 e janeiro de 2022, destacou a crescente popularidade do esporte e os desafios físicos enfrentados por seus adeptos.

Crescimento e Popularidade

O beach tennis tem ganhado popularidade no Brasil, especialmente apĂłs a pandemia. Segundo a Confederação Brasileira de TĂȘnis (CBT), o nĂșmero de praticantes quase triplicou, passando de 400 mil em 2021 para 1,1 milhĂŁo em 2023. O esporte, que pode ser praticado ao ar livre e geralmente em pequenos grupos, tornou-se uma alternativa atrativa para muitos brasileiros.

Principais LesÔes

De acordo com o estudo da SBCM, 48,8% dos 160 participantes regulares de beach tennis relataram lesÔes ortopédicas. As lesÔes mais comuns ocorreram nos membros inferiores (30%), seguidas por lesÔes nos membros superiores (25%) e na coluna (11,3%).

Tendinopatias: Um Problema Comum

Nos membros superiores, as tendinopatias representaram a maior prevalĂȘncia de lesĂ”es, afetando 47,5% dos jogadores lesionados. Exemplos incluem a tendinite de De Quervain, causada por movimentos repetitivos de rotação e preensĂŁo da raquete, e a tenossinovite, inflamação da bainha dos tendĂ”es devido aos movimentos vigorosos de agarrar e manipular a raquete.

Perfil dos Jogadores Lesionados

O estudo apontou que os jogadores com lesĂ”es ortopĂ©dicas estavam, em sua maioria, praticando beach tennis entre 13 e 36 meses (33,8%). A pesquisa tambĂ©m indicou uma maior incidĂȘncia de lesĂ”es em indivĂ­duos que treinavam mais horas por semana.

Prevenção de LesÔes

O presidente da SBCM, Antonio Carlos da Costa, sugeriu algumas medidas para prevenir lesÔes na pråtica de beach tennis:
‱ Incorpore exercĂ­cios de fortalecimento e alongamento especĂ­ficos para os mĂșsculos e tendĂ”es envolvidos no esporte.
‱ Foque em uma tĂ©cnica correta ao bater na bola e realizar movimentos de arremesso, minimizando o impacto nos tendĂ”es.
‱ Alterne perĂ­odos de jogo com perĂ­odos de descanso adequado para permitir a recuperação dos tendĂ”es e mĂșsculos.
‱ Para mais informaçÔes sobre a pesquisa e outras notĂ­cias relacionadas ao esporte, siga o canal do WSCOM no WhatsApp.

Fonte: Portal WSCOM .